Menu

Search

Notícias

Os benefícios da dermatologia além da estética

Quando você escuta dermatologia, o que vem primeiro a sua cabeça? Faces e corpos bem cuidados, procedimentos caros, B o t o x, Preenchimento, peeling, laser? Hoje em dia, é muito comum associar a dermatologia apenas à estética. Não podemos esquecer, porém, dos benefícios da dermatologia além da estética, que é a especialidade médica que cuida do maior órgão do corpo humano: a pele!

A pele não é exuberante só no seu tamanho, mas também nas suas funções. Ela é a barreira protetora de todos os outros órgãos e exerce essa proteção de maneira dinâmica, permitindo entrada de substâncias – como medicamentos -, bloqueando a entrada de radiação, eliminando suor (ação termorreguladora) e outras substâncias. Suas terminações nervosas permitem o processamento de informação sensorial, protegendo o corpo de situações adversas através do tato.

O dermatologista é o médico cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e alterações da pele, mucosa, cabelo e unhas. Sua formação se inicia com 6 anos de Medicina, 3 anos de especialização e, depois desses nove anos, ainda é submetido à prova de título, para só depois de aprovado tornar-se membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). E as atualizações são diárias e contínuas.

A importância da detecção precoce

As doenças mais comumente tratadas nos consultórios dermatológicos são acne e outras doenças inflamatórias, infecções fúngicas (micose) e bacterianas (impetigo, furúnculo) e tumores cutâneos. Por se tratar de especialidade clínico-cirúrgica, é permitido que o mesmo profissional detecte o Câncer de pele e o trate em uma única consulta, diagnostique a lesão e a remova com exatidão etc. As alterações dermatológicas, no entanto, podem ser muito mais complexas e profundas.

A pele e seus anexos (cabelos e unhas) são a interface do interior do corpo humano com o meio externo, possibilitando, assim, o diagnóstico precoce de diversas doenças sistêmicas. A queda de cabelo pode ser o primeiro sinal de alterações da tireoide, por exemplo. Manchas escuras em áreas de dobras, como pescoço, axilas e virilha, podem evidenciar o diabetes (resistência insulínica) ainda em fase inicial, podendo ser revertida mais fácil e precocemente.

A acne de surgimento tardio obriga investigação das taxas hormonais. Uma lesão nova pode evidenciar metástase cutânea de tumores de outras origens, como de mama e linfomas. Assim, a análise criteriosa desse gigantesco órgão significa detecção precoce e maior chance de cura.

A observação das unhas também traz informações valiosas sobre o funcionamento de órgãos internos. Unhas meio a meio são observadas nas alterações renais; unha em colher sugerem alterações cardíacas ou deficiência de ferro. O descolamento distal muitas vezes está associado à psoríase articular.

Esses são apenas alguns exemplos da importância da especialidade na manutenção e prevenção da saúde.

O diagnóstico precoce feito através das alterações dermatológicas é fascinante, mas os tratamentos oferecidos nessa especialidade também vão muito além da estética.

B o t o x é famoso no tratamento das indesejadas ruguinhas, mas muitos não sabem que sua funcionalidade vai muito além. A aplicação no músculo da mastigação corrige o bruxismo – ranger dos dentes que leva a dor e desgaste; sua aplicação também é capaz de eliminar a sudorese indesejada das mãos, pés, axilas; é utilizado para controle de enxaquecas resistentes ao tratamento oral; e ainda alivia as dores fantasmas nos membros amputados.

Vale destacar também que cuidar da aparência é muito mais que vaidade; devolver a autoestima é fundamental para a saúde do paciente. O indivíduo se sente mais capaz, melhora sua parte física e psíquica, restaura o bem-estar! Tudo isso pode auxiliar na inclusão do paciente novamente no ambiente de trabalho e no convívio social, e na melhora do clima familiar.

Cuide-se!

Dessa forma, não é exagero falar que a dermatologia oferece cuidados que vão do fio de cabelo à unha do pé. Promove saúde em seu sentido integral. Por todo o exposto, vale a pena ter um dermatologista para chamar de seu, e a Mealth Clinic, clínica dermatológica no Rio de Janeiro, conta com profissionais capacitados para te atender. Conheça a clínica!

Compartilhe:

Marcar consulta Whatsapp
Rolar para cima