Pular para o conteúdo
Marcar consulta

Marcar consulta

Toxina Botulínica (B o t o x)

Especialidades

Dermatologia

Estética

Toxina Botulínica (B o t o x)

Nesse texto procuramos esclarecer as principais dúvidas dos pacientes, além de diferenciar o que é mito e verdade do procedimento estético mais realizado no Brasil e no Mundo!

O que é Toxina Botulínica?

A toxina é a substância extraída da bactéria clostridium botulinum, e purificada. Existem diversos subtipos como A, B, C, mas a mais utilizada na dermatologia é a toxina subtipo A.
Ainda que seja popularmente conhecida como B o t o x, esse nome é comercial, existindo outras toxinas industrializadas como o Dysport, Xeomin, Botulift. Cada uma dessas tem características, diluições e durabilidade diferentes.

Na dermatologia é usada principalmente no tratamento das famosas ruguinhas, mas pode melhorar também outras queixas como sorriso gengival e suor excessivo nas mãos, pés e axilas.

Como se aplica?

A toxina após diluída em soro fisiológico é aplicada diretamente no músculo que desejamos diminuir o movimento. As áreas mais frequentes são pés de galinhas ao redor dos olhos, ruguinhas na testa e os códigos de barra ao redor da boca. A aplicação é feita com micro injeções praticamente indolores após o uso da pomade anestésica na região.

Quais os cuidados pré e pós procedimento?

A aplicação é realizada de forma rápida e segura no consultório. Por ser um procedimento minimamente invasivo não requer nenhum cuidado prévio, e após o procedimento devemos apenas evitar atividade física por 24horas e deitar por 4 horas. Os resultados não são vistos imediatamente. Demoram de 3 a 4 dias para vermos a paralização muscular.

Quanto tempo dura?

A diminuição da contração muscular promovida pela toxina dura em média de 4 a 6 meses, variando de acordo com o estímulo a contração daquele músculo paralisado. Por exemplo, pacientes que fazem musculação com grandes pesos forçam excessivamente a musculatura, diminuindo a durabilidade da toxina. Outros erros que fazem diminuir a meia vida do B o t o x é o não uso do óculos escuro, contraindo mais os músculos ao redor dos olhos quando expostos a claridade e o não uso de óculos de grau, pois compensamos com a musculatura periorbital o defeito da visão.

Tem contra indicação ao procedimento?

Assim como todas as medicações, pacientes com alergia a qualquer componente da formula não podem se submeter a aplicação. Gestantes, lactantes, pacientes com doenças neuromusculares e autoimunes também estão contra indicados.

Mitos e Verdades

A toxina aumenta o volume da boca? Deixa com boca de pato?

MITO! A toxina botulínica não tem efeito de preenchimento, apenas diminui a movimentação muscular. O que aumenta o volume dos lábios é o preenchimento com Ácido Hialurônico.

A toxina deixa com cara de cera? Rosto sem expressão?

MITO! O uso individualizado, com doses corretas e realizada por professional capacitado promove a diminuição do movimento, com alívio das rugas de expressão, e não a paralização total daquela musculatura.

Tenho 30 anos… Não posso usar porque sou muito nova?

MITO! A avaliação deve ser cuidadosa. Pacientes mesmo antes dos 30 anos que tem rugas evidentes devem ser tratados para alívio dessas.

Posso substituir o B o t o x por cremes que prometem acabar com as rugas?

MITO! As rugas tratadas pela toxina são causadas pela contração muscular, e nenhum creme tem capacidade de penetrar até essa camada. Dessa forma a associação dos cremes com aplicação da toxina é o que apresenta os melhores resultados.

A Toxina Botulinica além da Dermatologia

Outras especialidades médicas utilizam o b o t o x para controle da enxaqueca, estrabismo, blefaroespasmos, e controle da dor em membros amputados.

Aqui na MealthClinic, você pode realizar o procedimento de b o t o x com todo o cuidado e a segurança que merece, garantindo sua saúde no sentido pleno, integrando beleza e bem-estar. Conheça a clínica!