Menu

Search

Notícias

Acne: como evitar e tratar

acne é o principal tema dos consultórios dermatológicos. É um problema mais frequente na adolescência, mas cada vez mais tem incomodado também aos adultos.

A doença pode se manifestar em vários estágios: nos casos mais leves (acne grau 1), temos apenas o excesso de produção das glândulas sebáceas, gerando uma pele oleosa, poros mais dilatados, com poucos cravinhos. O aumento do grau da acne corresponde a piora da inflamação, surgimento de espinhas e outras lesões inflamatórias. A acne grave ou grau 4, entretanto, se manifesta com cistos, inflamações intensas e muitas vezes desfigurantes, além de alto risco de deixar cicatrizes.

Os locais de aparecimento mais comuns são no rosto, costas, ombros e pescoço. O surgimento abrupto de muitas lesões, a mudança do padrão de um paciente que sempre teve acne, mas agora está pior e irresponsiva ao tratamento nos obriga a investigar a fundo a causa dessa doença..

Algumas causas para acne

Muitos fatores podem contribuir para o aparecimento e piora da acne, como o clima, a poluição, os hormônios e medicações. Conheça outras causas para a acne:

Cosméticos

O uso de produtos não específicos para pele oleosa pode causar a obstrução dos ductos das glândulas sebáceas (poros), causando acne. Essa manifestação é mais frequente em pacientes com predisposição.

Vitaminas e outros suplementos

Aquele polivitamínico que o paciente compra por conta própria pode ser o causador da sua acne. Produtos que contenham vitamina B12, DHEA e outras substâncias interferem na produção das glândulas sebáceas, agravando ou até causando acne extensa.

Hormônios

Alterações hormonais podem causar espinhas tanto em adolescentes quanto em adultos. Na consulta, o dermatologista percebe outros sinais associados a essas alterações e pede exames específicos para o diagnóstico. As alterações hormonais podem ser causadas até por medicações tomadas pelo paciente.

Medicamentos

O uso de remédios à base de corticoide, testosterona e outras substâncias desencadeiam a acne. Por isso é tão importante conversar com o paciente e saber exatamente seus hábitos.

Formas de aliviar o aparecimento da acne

Alguns cuidados podem ser tomados para diminuir o aparecimento ou suavizar os cravos e espinhas. Uma boa hidratação e alimentação saudável sempre ajuda. O uso de produtos não comedogênicos e capazes de reduzir a oleosidade são fundamentais no combate à doença. Existem diversos sabonetes, tônicos e cremes no mercado. Só o dermatologista vai poder escolher o melhor deles para o seu caso. E lembre-se: nada de espremer cravos e espinhas.

É importante buscar o auxílio de um dermatologista para investigar as causas e o melhor tratamento para o seu caso.

E nada de pegar o sabonete e o creme do amiguinho. Os produtos que funcionam pra ele podem irritar a sua pele.

A Mealth Clinic, clínica dermatológica no Rio de Janeiro, conta com dermatologistas qualificados para te atender. Conheça a clínica!

Compartilhe:

Marcar consulta Whatsapp
Rolar para cima