O abacate, há uns anos atrás, era visto dentro da alimentação como um vilão, por se tratar de uma fruta muito gordurosa e consequentemente muito calórica (em 100 g de fruta há aproximadamente 162 calorias). Mas hoje essa visão mudou,. Depois de muitos estudos, está comprovado que esta fruta tem propriedades nutricionais e terapêuticas importantes para nossa saúde.

Propriedades nutricionais do abacate

1. No perfil lipídico e glicemia:

Antes de mais nada, a polpa. A partir dela, podemos extrair um óleo muito rico em fitoesteróis (beta-fitoesterol). Ela também é rica em ácidos graxos monoinsaturados, que reduzem os níveis de colesterol e triglicerídeos, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, a polpa do abacate possui as gorduras poli-insaturadas, ômega 3 e ômega 9, que, além de facilitarem a perda de peso, reduzem a inflamação do corpo. Um estudo do Instituto Mexicano de Seguro Social mostrou que o consumo diário de abacate reduziu em 17% o colesterol total no sangue dos participantes.

Também podemos destacar o beta-fitosterol, que confere ao abacate poder antibactericida, antiviral, fungicida e anti-inflamatório. e ajuda a normalizar os níveis glicêmicos ao inibir a enzima glucose-6-fosfatase.

2. Na saúde de homens e mulheres:

O fitoesterol também age na inibição de hiperplasia prostática, ao inibir uma enzima (5-alfa-redutase) que age reduzindo a testosterona a DHT (di-hidrotestosterona), ou seja, o consumo do abacate aumenta os níveis de testosterona e protege contra a dilatação prostática, impotência e calvície, uma vez que a DHT está diminuída.

Enquanto isso, na mulher, o efeito positivo acontece na redução da ação do estrogênio, melhorando a retenção de líquidos, desfavorecendo o aumento do peso e amenizando os efeitos da TPM.

3. Rico em vitaminas e minerais:

Pode ser utilizado como uma arma tanto contra depressão, alterações de comportamento e ansiedade, quanto em casos de diabetes, pois as fibras e os ácidos graxos monoinsaturados controlam o nível de açúcar no sangue. Além disso, ainda possui vitamina A, B2, B6, C , ácido fólico e vitamina E. A vitamina E, com poder antioxidante, desacelera o envelhecimento. O abacate também é rico em luteína, que é um nutriente que protege contra a catarata e o câncer de próstata.

Além do mais, esta fruta é rica em vários minerais, cálcio, ferro, magnésio e fósforo, sendo, então, ótimo para a saúde dos ossos, para o combate à anemia e para a proteção do sistema nervoso.

A lecitina do abacate possui substâncias fundamentais para o bom funcionamento do organismo, evitando obstruções nas paredes dos vasos e artérias, que dificultam a circulação.

Você sabia?

Além de todos os benefícios da polpa, o caroço também nos traz diversas vantagens. Depois de tostado e moído, atua no combate à diarreia e à disenteria.

Como escolher o abacate?

Uma dica muito simples para sabermos se o abacate está no ponto ideal para o consumo é observarmos o seu estado de maturação, ou seja, observar o centro da base da fruta:

1. Se o centro estiver amarelo, o abacate ainda está verde.

2. Se o centro estiver verde, o abacate está no ponto.

3. E, se o centro estiver mais escuro, marrom, a fruta passou do ponto.

Como consumir?

Em primeiro lugar, o abacate deve ser consumido com moderação (a quantidade vai variar de pessoa para pessoa) já que se trata de um alimento com alto teor de gordura, mesmo sendo boa.

Na culinária, o abacate pode ser utilizado de diversas formas:

• Saladas

• Vitaminas

• Sobremesas

Receita

Salada de Abacate

Ingredientes:

• 3 tomates
• 2 abacates pequenos
• 2 maçãs picadas
• Alface
• Pimentão
• Pepinos
• Azeitonas pretas
• Ovos
• Salsa
• Vinagre de maçã
• Azeite
• Sal

Modo de preparo:

• Corte os tomates em rodelas
• Forre uma saladeira com folhas de alface e sobre as folhas coloque os tomates
• Entre as fatias de tomate, coloque rodelas de pepino e pimentão frito ligeiramente
• Espalhe as azeitonas pretas, as maçãs e abacates picados
• Por cima, espalhe pedaços de ovos cozidos e salsa picadinha
• Regue com azeite, vinagre e sal

A Mealth Clinic, clínica dermatológica no Rio de Janeiro, conta com um time de nutricionistas capacitados para te atender e tirar suas dúvidas. Agende uma consulta e introduza o abacate de forma equilibrada e inteligente na sua vida.

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