Se tem uma coisa que tira qualquer mulher do sério é descobrir celulites e gorduras salientes pelo corpo. A celulite é o nome popular da lipodistrofia ginoide, que nada mais é que o depósito de gordura sob a pele. Ela se caracteriza pelo aspecto ondulado da epiderme, tipo “casca de laranja”, em algumas áreas do corpo.

A celulite afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, de todas as etnias, embora seja mais comum entre as de pele branca. Raramente é observada em homens, mas pode ocorrer quando houver algum desequilíbrio hormonal.

Não é considerada uma doença, contudo, é uma preocupação estética importante para um grande número de mulheres. A celulite tende a ocorrer nas áreas onde a gordura está sob a influência do estrogênio (hormônio feminino), como nos quadris, coxas e nádegas. A obesidade não é condição necessária para a sua existência, há
mulheres magras com celulite.

Fatores para o surgimento da celulite

Vários fatores primários contribuem para o desenvolvimento da celulite, incluindo:

  • Dieta pobre em nutrientes e com alimentos industrializados;
  • Retenção de líquidos;
  • Desidratação;
  • Falta de circulação sanguínea;
  • Estar acima do peso;
  • Alterações hormonais;
  • Sedentarismo.

Outros fatores

O estresse é também um vilão na luta contra a celulite. Você pode não ter percebido a conexão entre o estresse e a celulite, mas assim como os fatores citados acima, ele aumenta a inflamação e contribui para o surgimento de sinais do envelhecimento. De acordo com um estudo publicado na Journal of European Academy of Dermatology, a celulite pode ser causada por níveis aumentados de catecolaminas, provocado pelo alto grau de estresse e níveis de cortisol elevado.

Fatores como o estresse e uma dieta pobre em nutrientes também fazem com que o seu corpo retarde a produção de colágeno, que é crucial para manter a pele com a aparência jovem.

Tratamentos contra a celulite

Apesar de toda tecnologia, ainda não existe um tratamento 100% eficaz e muito menos milagroso. As terapias evoluíram muito e agora prometem suavizar em até 70% a aparência da celulite, quando combinada com dieta e exercícios. Há muitos tratamentos oferecidos, mas é preciso ter cuidado e avaliar cada caso. Procure sempre um médico dermatologista para orientá-lo sobre o melhor tratamento para você. Muitos cremes têm sido sugeridos sem nenhuma evidência de eficácia ou efeito, exceto a hidratação da superfície da pele.

Os procedimentos que apresentam melhores respostas nos tratamentos contra a celulite, são:

  • Ácido poli-L-lático (Sculptra): estimula a pele a gerar novas fibras de colágeno, que trazem firmeza. O famoso e queridinho “empina bumbum”.
  • Radiofrequência: aquece as camadas profundas da pele até 40º C. O objetivo é estimular a queima de gordura e a fabricação de novas fibras de colágeno.
  • Subcisão: cirurgia para romper as fibras que tracionam a pele e causam os furos da celulite. A técnica tem comprovação científica, mas requer pós-operatório cuidadoso, com restrição ao sol por três meses.
  • Ultrassom focado: usado para quebrar gordura ou mesmo promover microcoagulação dos tecidos e consequente estímulo do colágeno.
  • Drenagem linfática: é amplamente utilizada no tratamento da celulite, pois as manobras da massagem direcionam o líquido intersticial para os gânglios linfáticos, eliminando o edema presente no local da celulite.
  • Intradermoterapia (mesoterapia): injeções de substâncias liporredutoras em áreas de gordura localizada.

Vale ressaltar que nenhum tratamento para celulite e flacidez funciona sem mudança nos hábitos alimentares e no modo de vida. Uma dieta balanceada e bem orientada pode melhorar o aspecto da celulite pela redução de gordura.

Muitos estudiosos consideram a celulite uma condição fisiológica, característica das mulheres, com muitos fatores envolvidos, mas ainda desconhecidos. A melhor maneira de se prevenir é investir em hábitos saudáveis. Dicas básicas para evitar os famosos furinhos: beber grande quantidade de água diariamente; ter uma dieta equilibrada, diminuindo a ingestão de sódio, que pode causar retenção hídrica; e praticar atividade física. Tudo isso irá melhorar a circulação sanguínea, além de reduzir a gordura corporal, o que pode atenuar a tão indesejada celulite.

A Mealth Clinic, clínica dermatológica no Rio de Janeiro, conta com um time de dermatologistas capacitados para te atender e tirar suas dúvidas. Agende uma consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.