O corpo necessita de energia para realizar todas as atividades do dia a dia, e até mesmo para tornar a rotina de exercícios físicos menos sacrificante. E, para isso, é necessária não só a energia dos alimentos comuns, mas também uma suplementação que auxilie o organismo nesse desafio que é ter sempre energia e disposição. Nesse momento, os alimentos termogênicos entram em ação.

A busca pelo corpo perfeito vai muito além de apenas exercícios físicos, pois uma série de fatores devem ser levados em conta no processo de emagrecimento ou de definição do corpo. Uma dieta regrada e que conte com alimentos termogênicos pode auxiliar muito quem procura por bem-estar e saúde durante o emagrecimento. Tais alimentos, além de proporcionarem mais energia, também oferecem benefícios para o aparelho digestivo, como aumento do gasto calórico e o aceleramento da digestão, ajudando a atingir o resultado esperado e aumentando a queima de gordura corporal.

Como citado anteriormente, o processo é demorado e requer ajuda profissional. É imprescindível buscar um acompanhamento nutricional para avaliar suas condições, indicar a dieta correta e também a rotina ideal de exercícios físicos. É importante ressaltar que os alimentos termogênicos não podem ser indicados caso o paciente tenha quadros clínicos específicos, como em casos de hipertireoidismo, enxaqueca, hipertensão e úlcera.

Benefícios dos alimentos termogênicos

Os benefícios dos alimentos termogênicos vão além da perda de peso. É como se esses alimentos oferecessem um respaldo durante o processo, estimulando a digestão, eliminando gases e o inchaço abdominal, melhorando a circulação sanguínea e auxiliando no tratamento de gripes e resfriados.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre o assunto, leia a seguir alguns alimentos termogênicos que podem te auxiliar e dar um “up” na alimentação:

Café

O café é muito consumido para aumentar a energia e acabar com o sono, mas por ser uma grande fonte de cafeína, ajuda também na digestão, além de contribuir para a melhora intestinal. Pessoas que consomem em média 3 ou 4 xícaras de café por dia, fazem uma melhor digestão. Uma dica: a adição de canela ao café pode potencializar o efeito termogênico.

Canela

Por falar em canela, o seu consumo costuma ser em forma de chá, e isso pode potencializar o efeito, pois ela é um alimento quente e, se servido em bebidas quentes, aumenta ainda mais a temperatura. Também pode ser consumida com frutas, e uma pequena quantidade diária já contribui para seu efeito.

Gengibre

O gengibre tem o poder de acelerar o gasto calórico e a vantagem é que pode ser consumido de diversas maneiras: água de gengibre, chá, em forma de tempero de carnes e saladas, sucos e caldos. Uma boa dica é que, além disso, o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias.

Água gelada

A água gelada tem o poder de ajustar a temperatura corporal e nesse processo pode gastar algumas calorias. Apesar do poder termogênico ser mais fraco, a água sempre é essencial em qualquer tipo de dieta ou durante os exercícios físicos. É recomendada a ingestão de 2 litros de água diariamente, e parte dessa quantidade pode ser consumida gelada.

Chá verde

É indicado o consumo de 3 a 4 xícaras diariamente, sempre antes das refeições. O chá verde utiliza a própria gordura do corpo como fonte de energia e isso estimula o metabolismo a trabalhar mais rápido.

Pimenta vermelha

A pimenta é usada para temperar carnes e dar mais sabor aos alimentos. Ela aumenta o poder de quebra de gorduras do organismo, acelerando o metabolismo se ingerida 3 gramas diariamente.

Alimentos termogênicos são aliados da boa saúde

Todos os alimentos gastam energia na hora da digestão, pois o processo digestivo envolve uma queima calórica desde a ingestão, até a absorção e eliminação dos alimentos. Porém, os alimentos termogênicos necessitam de mais energia na hora de serem digeridos, e é aí que entram os benefícios que já foram listados.

Antes de pensar em qualquer dieta, é importante procurar um nutricionista para te auxiliar no caminho certo. A Mealth Clinic conta com nutricionistas capacitados para te atender. Agende uma consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.