A ortomolecular é a ciência que estuda a molécula e suas interações. Logo, não só a dermatologia, mas todas as especialidades médicas se beneficiam dessa.

A avaliação global do paciente com dosagem de vitaminas, taxas hormonais, capacidade antioxidante é fundamental para saúde da pele, cabelo e unhas. Pacientes com maus hábitos alimentares, rotina de sono irregular, stress intenso (quase todos atualmente) precisam equilibrar todas essas citocinas inflamatórias para alcançar uma pele saudável, que significa não só livre de doença, mas também bonita, sem rugas ou manchinhas e cheia de colágeno.

Seguindo esse preceito básico vemos uma tendência de crescimento da DERMATOLOGIA INTEGRATIVA, que consiste na atenção e cuidado do indivíduo como um todo! Como esperar de um paciente estressado, fumante, etilista, com alimentação péssima que a pele esteja lisinha e sem rugas? Não adianta fazer toxina botulínica se esses fatores não forem previamente tratados.

É fundamental a orientação e parceria médico paciente para reestabelecimento da saúde. O indivíduo saudável é sempre mais bonito!