As vitaminas são compostos orgânicos e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Elas podem ser classificadas em dois grandes grupos: hidrossolúveis, aquelas solúveis em água (Vitaminas do Complexo B; Vitamina C) e lipossolúveis, solúveis em gordura, que são as Vitaminas D, E, K e A.

O que é a Vitamina C

A vitamina C ou, simplesmente, ácido ascórbico (AA) é uma vitamina hidrossolúvel e termolábil, ou seja, é solúvel em água e sensível ao calor. A dose recomendada para manutenção de nível de saturação da vitamina C no organismo é de cerca de 100mg por dia. Em situações diversas, tais como infecções, gravidez e amamentação, e em tabagistas, doses ainda mais elevadas são necessárias.

Avitamina C apresenta diversas funções para nosso organismo, entre elas:

    • Prevenção do escorbuto;
    • Ajuda na cicatrização;
    • É importante na defesa do organismo contra infecções;
    • É fundamental na integridade das paredes dos vasos sanguíneos;
    • É essencial para a formação das fibras colágenas existentes em praticamente todos os tecidos do corpo humano (derme, cartilagem e ossos).

Como a Vitamina C melhora o aspecto da pele

A vitamina C é um elemento químico na biossíntese do colágeno dos tipos I e III, já que é capaz de incentivar a proliferação celular.

A utilização do ácido ascórbico facilita as atividades de síntese de colágeno e a ação antioxidante, atuando exatamente na prevenção do envelhecimento cutâneo. Porém, os estudos e a literatura ainda sofrem limitações em relação à quantidade de pesquisas realizadas sobre o tema.

Como a Vitamina C melhora a performance

Uma das funções da vitamina C

é sua potente ação antioxidante que elimina espécies reativas de oxigênio e nitrogênio. Esse efeito chamou atenção dos praticantes de atividade física. Considerando-se que a vitamina C participa como cofator na biossíntese de carnitina, hormônios esteróides e neurotransmissores, estabeleceu-se a ideia de que a necessidade desse nutriente estaria aumentada em pessoas engajadas em exercícios físicos intensos ou estresse frequente, porém ainda não há estudos suficientes que comprovem a melhora da performance com a suplementação desse micronutriente.

Quanto ingerir de Vitamina C?

A quantidade indicada varia de acordo com gênero, peso e momento da vida, e, mais ainda, entre saudáveis e doentes. Mas a maioria dos especialistas estipulam em 100mg/dia

E o excesso faz mal? A Vitamina C é hidrossolúvel, por isso, se for ingerida além do recomendado, seu excesso será excretado na urina, sem efeitos tóxicos para a saúde, como ressaltaram alguns pesquisadores, porém alguns estudos apontam formação de cálculos renais em pessoas com histórico da doença.

Onde encontrar a Vitamina C?

A vitamina C é encontrada nas frutas cítricas, como limão, laranja, tangerina, acerola e morango; além da goiaba, sucos de frutas, pimentão, couve, folhas, batata e tomate.

Mitos e verdades sobre a Vitamina C

A Vitamina C pode ocasionar cálculo renal?

Verdade – O maior trabalho a respeito de vitamina C e litíase renal, que estudou 22 mil pacientes por 10 anos (publicado no JAMA), mostrou que o excesso da vitamina está associado sim à doença em pacientes com histórico.

Vitamina C evita o resfriado?

Mito – A vitamina C, de fato, é essencial para um sistema imunológico fortalecido e sabe-se que há uma relação entre o seu consumo e a redução da frequência de afecções respiratórias das vias superiores. No entanto, esse efeito é facilmente atingido por meio da alimentação. Alguns trabalhos isolados, com públicos específicos, mostram que, em alguns casos, a suplementação de vitamina C, quando associada ao zinco, pode reduzir a duração e severidade dos sintomas do resfriado, porém não são reduções com grande significância clínica.

Quanto mais tomar Vitamina C, melhor?

Mito – A vitamina C é hidrossolúvel e por isso tem um limite de absorção, ou seja, seu excesso é eliminado pela urina.

Vitamina C faz bem para pele?

Verdade – por causa da síntese do colágeno.

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