Investir em uma alimentação equilibrada é uma das premissas básicas para ter boa saúde e bem-estar. Ela precisa conter todos os nutrientes necessários a quem for consumir, variando a quantidade de acordo com quem consome. As proteínas cumprem um papel importantíssimo no organismo, portanto sua presença na dieta é de extrema necessidade.

O que são proteínas?

As proteínas são macromoléculas presentes nas células de todo o corpo humano. São responsáveis pela renovação de unhas, cabelos, pele, estão presentes na construção dos músculos e compostas por aminoácidos. É como se metade pudesse ser sintetizada pelo próprio organismo, enquanto a outra metade precisa ser fornecida via alimentação. Esses últimos são os chamados aminoácidos essenciais.

As proteínas são elementos essenciais para as pessoas que praticam atividades físicas, prevenindo lesões e contribuindo para uma melhor recuperação dos músculos, já que são elas que auxiliam na formação do tecido, sendo fundamentais para o ganho de massa. Outro papel de grande importância é sua capacidade de deixar o organismo saciado por mais tempo, ou seja, fazer com que o consumo de calorias ao longo do dia seja menor. Isso é interessante para quem está em busca de emagrecimento.

Quais as funções das proteínas?

As proteínas são extremamente importantes para o funcionamento do corpo, pois atuam como reforço ao organismo:

  • Função enzimática: são capazes de acelerar uma determinada reação química. Pode-se citar a amilase salivar, que atua na quebra de amido, e a lactase, que age na quebra de lactose, como exemplo de enzimas.
  • Contração muscular: a contração muscular só ocorre graças à ação de duas proteínas: a miosina e a actina.
  • Hormônios: agem nas mais diversas funções do organismo e, em grande parte, são compostos por proteínas, como a insulina.
  • Função de defesa: os anticorpos atuam na defesa do organismo contra bactérias, vírus e demais substâncias nocivas.
  • Coagulação: a fibrina (um tipo de proteína) forma uma rede que impede a passagem do sangue.
  • Função transportadora: são proteínas presentes nas membranas plasmáticas e intracelulares que conduzem aminoácidos e glicose por meio de membranas celulares. Já a hemoglobina, presente nos glóbulos vermelhos, transporta oxigênio para os tecidos.

    Alimentos que possuem proteínas

    Os alimentos ricos em proteínas devem estar inclusos na alimentação diária, desde que o consumo seja moderado. Os tipos mais comuns de alimentos ricos em proteína animal ou vegetal são: peixes, frango, carnes, feijão, ovos, leite, soja e leguminosas. Confira algumas de suas propriedades:

    Os alimentos ricos em proteína animal são:

    • Queijos brancos e amarelos.
    • Carnes vermelhas (bovina e suína) e carnes brancas (frango e peixes).
    • Ovos.
    • Leite e iogurte.
    • Alimentos ricos em proteína vegetal

    • Soja.
    • Grão-de-bico.
    • Quinoa.
    • Tofu.
    • Amêndoas.

    A importância da proteína para quem faz exercícios físicos

    O consumo de alimentos ricos em proteínas é fundamental para atletas e pessoas que praticam atividades físicas, pois ajuda a evitar lesões e a garantir a recuperação muscular após os exercícios. Além disso, elas são boas para aumentar a saciedade e diminuir a vontade de comer mais.

    Todos os indivíduos necessitam do consumo de proteínas diariamente, porém as quantidades variam de acordo com quem as consome, levando em conta a idade, peso, se possui algum tipo de doença, entre outros fatores. Por isso, independentemente do objetivo que deseja alcançar, procure um nutricionista para que ele possa indicar os alimentos que devem ser consumidos de acordo com as suas características.

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