No verão, a radiação solar incide com maior intensidade, aumentando o risco de queimaduras e câncer da pele. É recomendado evitar a exposição solar entre 10 e 16 horas.
O filtro solar deve ser aplicado diariamente e não somente nos momentos de lazer. O fator de proteção solar (FPS) – proteção contra os raios UVB – deve ser de, no mínimo, 30 e o produto deve proteger também contra os raios UVA (indicado pela sigla PPD). A aplicação deve ser feita 30 minutos antes da exposição solar, e a reaplicação, a cada duas horas, reduzindo o tempo se houver suor excessivo ou ao banhar-se.
Em crianças, o uso do filtro solar pode ser feito a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a faixa etária. Recomenda-se buscar orientação com pediatra ou dermatologista sobre o melhor produto para cada caso.
Além do filtro solar, é importante usar chapéu, óculos de sol e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, para maior bloqueio da radiação UV. Outra opção é usar roupas com fator de proteção ultravioleta (FPU), sendo 50 o maior fator, o qual bloqueia 98% dos raios UV. As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV.
Uma dica para o cuidado com os cabelos é o uso de fluidos siliconados nas pontas, o que impede o dano pelo vento, sol ou maresia.
Temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada! Deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão, além de aplicar hidratante diariamente para ajudar a manter a quantidade adequada de água na pele. No banho, recomenda-se usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele, porém, sem excesso. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.
Agora que você já sabe como se cuidar, aproveite o verão!
Dra. Roberta de Oliveira Boabaid