A dieta de destoxificação foi inspirada pelas culturas hindu e chinesa, em que havia restrição alimentar por um curto período de tempo. A destoxificação é baseada na ideia de limpeza do organismo tanto na qualidade quanto na quantidade de alimentos ingeridos a fim de retardar o envelhecimento precoce, além da prevenção e tratamento de algumas patologias. Os alimentos detox mais famosos são: couve, gengibre, limão, chá verde, alho, cebola, água de coco, castanha do Pará, açafrão da terra e água.

Alimentos detox

A destoxificação ou detoxificação é um processo natural realizado pelo fígado e pelo intestino, em que há a redução das toxinas no organismo. Porém, esse processo pode não ocorrer tão facilmente e isso acontece quando o corpo é exposto em demasia a agentes tóxicos, como a poluição, agrotóxicos, aditivos alimentares, álcool, cigarro e estresse.

À vista disso, para ajudar nesse processo de limpeza do nosso organismo, temos os alimentos detox, que sabemos, sozinhos não são milagrosos, porém devido as suas substâncias específicas, conseguem nos ajudar na eliminação das toxinas.

Os principais alimentos considerados detox são:

  • O selênio, presente na oleaginosa castanha do Pará, age como um cofator primordial para a enzima glutationa peroxidase, que está diretamente ligada à destoxificação dos radicais livres.
  • A ingestão de alimentos ricos em vitamina E e C e betacarotenos auxiliam nessa limpeza. As frutas cítricas que contém o ácido glucurônico, também têm uma importância nesse processo, pois promovem o processo de glucuronidação das toxinas, eliminando-as.
  • Os alimentos como couve e cebola e vegetais crucíferos, como brócolis e a couve flor, promovem sulfatação de toxinas com compostos contendo enxofre.
  • Alimentos ricos em enxofre, como alho, gengibre, ovo e cebola, também têm efeito positivo no processo detox, principalmente em pacientes diabéticos.
  • O chá verde também está cheio de antioxidantes vegetais conhecidos como catequinas, um composto conhecido por ajudar a função hepática e, consequentemente, na desintoxicação do organismo.
  • O açafrão da terra ou cúrcuma tem sido muito estudado pelo seu efeito positivo no fígado, tanto no tempero das comidas como no preparo do chá.
  • O abacate é uma fruta rica em fibras solúveis que auxiliam na eliminação das toxinas e também rico em ômega 3, com ação anti-inflamatória.
  • A água não podia estar fora da lista. A água tem suma importância em qualquer processo no nosso organismo, inclusive no processo de destoxificação. E a água de coco, excelente repositor hidroeletrolítico, ajuda a eliminar as toxinas por ser um excelente diurético.
  • Dieta detox

    A dieta Detox tem conquistado muitos adeptos que visam principalmente a perda rápida de peso, mesmo não tendo ainda nenhuma evidência científica que comprove sua eficácia duradoura. Com base nessa falta de evidências, alguns especialistas alertam para os perigos que a falta de nutrientes pode trazer a longo prazo ao organismo, já que essa dieta se torna muito restritiva.

    Há diversos protocolos da dieta detox, entre eles: restrição total ao consumo de proteínas de animais (carnes branca ou vermelha e ovos), leites e derivados, gorduras e açucares ou apenas a redução do consumo de carnes, leites e carboidratos.

    As dietas detox comumente incluem muitas frutas, chás com potencial diurético, legumes, verduras, oleaginosas e carboidratos integrais. Um outro ponto muito importante sobre a dieta detox é o tempo que a dieta deve ser seguida. Os especialistas sugerem que a dieta não ultrapasse os 15 dias.

    Conclusão

    Com isso, temos que ter atenção ao iniciar a dieta detox. A introdução dos alimentos detox dentro de uma dieta equilibrada se torna mais interessante. Uma vez que estamos expostos a substâncias nocivas, nosso organismo está produzindo cada vez mais radicais livres, precisando ainda mais da nossa ajuda na alimentação.

    Mantendo nossa dieta equilibrada, com ingestão correta dos macro e micronutrientes, com a ingestão necessária de água, com a manutenção da saúde do nosso intestino, estamos garantindo uma melhor defesa contra os radicais livres e contra o envelhecimento precoce. Portanto, equilíbrio é a palavra-chave para uma vida mais saudável.

    A Mealth Clinic, clínica de dermatologia no Rio de Janeiro, também conta com nutricionistas capacitados para te atender. Agende sua consulta!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *