Menu

Search

Notícias

Cuidados para manter a saúde no carnaval

Carnaval se aproxima e sabemos que alguns cuidados são indispensáveis antes e durante a folia!
Devido ao clima tropical, quente e úmido desta época do ano, nos preocupamos muito com a desidratação, insolação e queimaduras solares. Sendo assim, é necessário redobrar a atenção na ingestão de líquidos, de preferência água.

Sugerimos que se beba cerca de 2,5 a 3 litros de água ao dia. Uma vez que a água necessária ao bom funcionamento do organismo entra em nosso corpo, devemos também tentar impedir a evaporação excessiva decorrente das altas temperaturas típicas desse período do ano. Para tanto, é necessário que se aplique hidratantes à base de silicones ou ricos em óleos vegetais, que impedirão a perda de água pela pele.

Alimente-se bem, não vá aos blocos em jejum e opte por comidas mais leves e com menos gordura. Coma mais frutas e dê preferência a vegetais verde-escuros, pois estes auxiliam na limpeza do organismo.

Hoje em dia, já temos disponíveis versões de hidratantes corporais com a fórmula acrescida de fator de proteção solar. Este tipo de produto “2 em 1”, além de ser extremamente prático, também é mais econômico, pois ao adquirir um produto você tem duplo benefício. Existem diversas texturas de hidratante no mercado, assim como gel e sérum, para peles mais oleosas ou para quem não gosta de ficar mais “pegajoso”. Loções como cremes e bálsamos são levemente mais cremosas, com texturas mais densas e também garantem uma hidratação a mais, além de, indiscutivelmente, terem maior poder de umectação.

Uma vez garantida a proteção contra a desidratação, devemos nos preocupar com a exposição ao sol, que costuma ser longa e muitas vezes de forma inadequada. Sendo assim, antes de sair de casa garanta proteção aplicando um filtro solar com FPS mais elevado (acima de 30) no corpo todo, ainda antes de se vestir. Reaplique a cada 3 horas, se possível. Neste preparativo ainda em casa, aplique seu filtro solar próprio para a face com FPS mais elevado ainda (acima de 50, de preferência), resistente à água e ao suor, e só depois aplique maquiagens e glitter. As versões em “stick” (bastão) são excelentes e práticas para a reaplicação. Temos bastão sem e com cor e até mesmo com tonalidade flúor, que pode ajudar na caracterização!

Não dispense adereços como chapéus ou viseiras. Estes contribuem para proteção por atuarem como barreira física à penetração dos raios solares. Mas, se bobear ou por azar, acontecer de se queimar, algumas dicas podem ajudar na recuperação. Borrife água termal ou chá de camomila gelado na área afetada, até cinco vezes ao dia. Use bastante creme cicatrizante e procure ficar em ambiente arejado. Não se aventure em receitas caseiras para tratamento das queimaduras solares pela grande chance de efeitos adversos indesejáveis.

Outro ponto importante para orientação dos foliões é sempre checar a validade dos produtos utilizados. Não só dos protetores solares, mas também da maquiagem. Nesta época é frequente atendermos no consultório muitos pacientes com alergias e irritações cutâneas provenientes do uso de produtos vencidos. Quanto às maquiagens, dê preferência a marcas já conhecidas, que supostamente não fazem mal a sua pele.

Evite improvisos, como o uso de colas semipermanentes inapropriadas para colar cílios postiços. Também evite produtos que não são próprios para maquiagem, como tintas, e procure sempre remover a maquiagem ao chegar em casa, higienizando a pele com algodão e demaquilante e, somente depois, lavando o rosto com sabonete apropriado. Com cuidado, aproveite e caia na folia.

A Mealth Clinic, clínica dermatológica no Rio de Janeiro, conta com um time de médicos dermatologistas capacitados para te atender e tirar suas dúvidas. Agende uma consulta!

Bom Carnaval a todos!

Compartilhe:

Marcar consulta Whatsapp
Rolar para cima