Para ter unhas saudáveis e bonitas, é necessário tomar alguns cuidados essenciais.

  • Na hora de lixar ou cortar, o formato arredondado nas mãos é o ideal. Nos pés, o formato recomendado é o quadrado, evitando unhas muito compridas, porque podem gerar mecanismo de alavanca e descolar as unhas do leito. Isso deixa um aspecto amarelado nas unhas e pode levar ao acúmulo de sujeira.
  • Evitar lixar a parte de cima das unhas, pois a ação retira parte da queratina e deixa as unhas mais frágeis e quebradiças.
  • O hábito de roer as unhas pode deixar as cutículas feridas e permitir que os germes e bactérias que ficam instalados nas unhas se espalhem pela boca, possivelmente levando a infecções bacterianas. Para evitar esse hábito, o ideal é manter as unhas cortadas e baixinhas.
  • Mantenha o seu material (alicate e espátula) sempre bem limpo e, se possível, desinfetado.
  • A cutícula não deve ser retirada, pois deixa a unha desprotegida. Sua retirada facilita a entrada de fungos e bactérias.
  • Evite usar acetona, ela pode tornar as unhas mais frágeis e quebradiças. Prefira removedor sem acetona e mantenha a cutícula sempre hidratada.
  • É preciso deixar as unhas sem esmalte uma semana por mês no mínimo. O uso ininterrupto de esmalte causa o ressecamento e o enfraquecimento das unhas.
  • Tirar o esmalte um dia antes de fazer as unhas novamente e, em seguida, passar um hidratante nelas pode ajudar no seu fortalecimento.
  • Uma alimentação deficiente em nutrientes e traumas ao digitar no teclado do computador também são agravantes.

Existem algumas doenças dermatológicas e disfunções hormonais que também podem causar danos à unha, como psoríase e hipotireoidismo. Para manter suas unhas saudáveis e fortes, você precisa fornecer ao seu corpo as quantidades necessárias de nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas e minerais. As vitaminas são consideradas benéficas para o aumento da força das unhas e seu crescimento.

Muitas mulheres possuem as unhas quebradiças e fracas, o que incomoda pelo fato do seu crescimento ser sempre interrompido por esse inconveniente. Se você é uma dessas mulheres, saiba que existem algumas possibilidades para que o quadro seja revertido. Se o quadro persistir, é recomendado que se busque um dermatologista para receitar complexos vitamínicos para o auxílio no crescimento. A Mealth Clinic conta com uma equipe especializada e pronta para te atender. Marque uma consulta!