A queda de cabelo é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres, e está se tornando queixa cada vez mais frequente nos consultórios. A avaliação minuciosa do paciente, seu histórico familiar e hábitos de vida são fundamentais para diagnosticar a causa e o melhor tratamento.
O que é a queda de cabelo?
Antes de sair correndo para o dermatologista quando olhar a escova ou o ralo cheio de cabelos, temos que saber que é normal uma queda diária de 100 a 200 fios. Isso se explica pelas fases de crescimento dos fios. Sabemos que essas são 3:
- Anágena: quando temos o crescimento do cabelo; o tempo dessa fase determina o tamanho do fio. Pacientes com fases curtas têm fios pequenos e, mesmo que não cortem os cabelos, nunca terão aquele cabelão de Rapunzel!
- Catágena: fase de transição. Dura de 2 a 4 semanas.
- Telógena: ocorre o desprendimento dos fios, de forma fisiológica (normal). É como se os fios velhos cedessem lugar para os novos. Nesse mesmo local, novos fios anágenos devem nascer.
O desequilíbrio dessas fases pode se dar por diversas causas, gerando uma queda patológica (doença) do cabelo.
Quais as causas da queda de cabelo?
O paciente com queda de cabelo deve ser minuciosamente investigado. Isso porque a causa da queda pode estar na dieta que ele fez há 6 meses, no remédio que ele começou há 1 mês, na coceira do couro cabeludo, enfim, temos que escutar, examinar e, se necessário, pedir exames complementares para chegarmos ao diagnóstico correto.
As principais causas são:
Genética: acontecem a partir da puberdade, pois depende da ação dos hormônios sexuais. Quando há histórico familiar, o tratamento deve ser iniciado prontamente. Vale ressaltar que o uso de testosterona e seus derivados aceleram e intensificam esse processo.
Alterações do couro cabeludo: uso de química, excesso de oleosidade, dermatite seborreica, psoríase e processos inflamatórios que são facilmente identificados no exame físico podem gerar intensa queda.
Carências nutricionais: deficiências vitamínicas, Ferro, Zinco, entre outros alteram as fases de crescimento do fio levando a queda deste.
Diversas outros fatores estão associados à saúde do cabelo. O dermatologista poderá te ajuda a descobrir que fatores estão associados a sua queda.
Como evitar a queda de cabelos?
Cuidados gerais, como evitar dormir e prender os cabelos molhados, usar xampus adequados para seu tipo de cabelo, lavá-los de acordo com suas necessidades e evitar lavá-los com água quente, ajudam a manter saudável o couro cabeludo.
Controle de doenças de base, como Diabetes, alterações tireoidianas e anemias, são fundamentais para o bom crescimento capilar.
Qual o tratamento para queda de cabelos?
Depois de diagnosticada a causa, o melhor tratamento deve ser iniciado.
Temos disponíveis no mercado tratamentos tópicos (de aplicação no local), como xampus, tônicos e soluções anti-inflamatórias; orais (nutricosméticos, complexos vitamínicos, bloqueadores hormonais); e os realizados no consultório. Dentre esses, destacam-se a mesoterapia com fatores de crescimento e os LEDs (Light Emission Diodes), fonte de luz capaz de promover o crescimento capilar.
Para tratar melhor o seu problema, procure quem conhece do assunto. A Mealth Clinic, clínica dermatológica no Rio de Janeiro, conta com profissionais capacitados para te atender. Agende sua consulta e converse com nossos dermatologistas!
3 Comentários para "Quais as causas e tratamentos para a queda de cabelo?"
Meu nome é Ana , estou com quedas de cabelos e falhas no couro cabeludo, gostaria de saber o valor da consulta?
Estou com uma queda de cabelo mt grande.
Meu cabelo está ralo já está formando buracos
Como faço para marcar uma consulta
Estou com queda intensa de cabelo.
Gostaria de saber o valor da consulta.