Uma alimentação saudável é aquela em que temos a ingestão correta dos macronutrientes (proteína, lipídio e carboidrato) e dos micronutrientes (vitaminas e minerais), a fim de buscar o melhor desempenho do nosso organismo. Para isso, é importante que se tenha um equilíbrio na alimentação diária, já que nenhum alimento consegue nos fornecer todos os nutrientes ao mesmo tempo. E a pergunta chave para isso tudo é: como ter uma alimentação mais saudável?

Infância

Os hábitos alimentares da criança começam a se formar muito cedo, assim que ela sai da barriga da mãe. “O aleitamento materno promove a primeira experiência sensorial que propiciará uma diversificação das escolhas alimentares futuras da criança”, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

A introdução alimentar infantil é uma fase muito importante para que sejamos adultos saudáveis. É na infância que os hábitos alimentares são adquiridos e adotados pelo resto da vida, por isso é importante estimular a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância.

Os pais desempenham papel fundamental nessa formação. Por isso, é importante que os pais sejam um espelho para os filhos, comendo a mesma comida da criança. E a apresentação dos alimentos novos à criança também deve ser feita e consumida pela família, assim, a criança associa que o alimento o fará bem, e possibilitará que ela veja a refeição como um momento prazeroso.

Dieta da Moda

Na busca pelo corpo perfeito, muitas dietas da moda surgem na mídia, e se não for feita com orientação profissional, podem trazer muitos malefícios, uma vez que essas dietas, normalmente, são muito restritas.

Por esta razão, as dietas da moda não são duradouras e, consequentemente, não obtemos resultados duradouros, o que prova mais uma vez que o corpo precisa é do equilíbrio de todos os nutrientes.

Guia Alimentar da Sociedade Brasileira

Em 2015, o Ministério da Saúde elaborou “O Guia Alimentar da Sociedade Brasileira”, com um novo conceito no qual alimentação adequada e saudável é a prática alimentar apropriada aos aspectos biológicos e socioculturais dos indivíduos, bem como ao uso sustentável do meio ambiente. E, assim, nos orienta sobre o que seria uma alimentação saudável a partir de 10 passos. Vamos conhecê-los:

  • 1º passo: prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados.
  • 2º passo: utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades.
  • 3º passo: limite o consumo de alimentos processados.
  • 4º passo: evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece.
  • 5º passo: coma regularmente e com atenção. Prefira alimentar-se em lugares tranquilos e limpos e na companhia de outras pessoas.
  • 6º passo: faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura. Quando possível, prefira os alimentos orgânicos e agroecológicos.
  • 7º passo: desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas.
  • 8º passo: planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos.
  • 9º passo: ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora.
  • 10º passo: seja crítico. Existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

O Guia ainda cita que mais importante do que a quantidade do que comer, é a qualidade do que escolhemos para pôr à mesa.

Ingestão de Água

Além desses passos sugeridos pelo Guia Alimentar, é muito importante que não nos esqueçamos da ingestão de água. A água tem um papel muito importante no nosso organismo: auxilia na eliminação de toxinas, melhora sua pele, ajuda no trânsito intestinal, ajuda no transporte de vitaminas e na prevenção do cansaço. A recomendação média diária de ingestão de água está entre 1,5 a 2 litros.

Então, uma alimentação saudável deve ser levada como um hábito e escolha de vida e que haja o equilíbrio dos macro e micronutrientes, para que o nosso corpo funcione da melhor forma possível.

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