Os pilares de um envelhecimento saudável envolvem múltiplos fatores que influenciam diretamente o modo como vamos amadurecer. Inicialmente, a escolha do profissional para definir uma rotina de tratamentos orais e tópicos é um passo definidor. O planejamento de procedimentos com o dermatologista é a segunda escada, já que para redefinirmos o contorno, o volume consumido com os anos vividos, a textura da pele é necessário um protocolo individualizado de tratamento. Este pode incluir desde sessões programadas de peeling químico com limpeza de pele até aplicação de bioestimuladores de colágeno associados ao Ultraformer.
Mas, e o estresse?
Sim! Toda a programação acima só terá um resultado desejado se tratarmos nossa saúde interna também. Diversos artigos demonstram a influência do estresse no surgimento de diversas doenças, desde Alzheimer até redução de colágeno e elastina, piorando a flacidez da pele. Um artigo recente demonstrou que mulheres que dormiam menos de 5h por dia apresentavam uma piora da barreira cutânea e da qualidade da pele.
Por isso, se você quer ter um envelhecimento saudável, deve seguir 3 pilares: escolha do profissional, elaboração de um planejamento de pele e adoção de um estilo de vida mais saudável, com atividade física regular, sono revigorante e alimentação equilibrada.
Dra. Larissa Starling