Menu

Search

Notícias

Meu melasma piorou nesse verão, e agora?

Quem tem melasma ou manchas na pele pode ter uma piora durante o verão, caso não esteja em acompanhamento regular com o dermatologista e se exponha ao sol sem proteção adequada. Mas, não se desespere!

O melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na face, mais comumente nas maçãs do rosto, testa, nariz e “buço”, podendo ocorrer também nos braços, pescoço e colo. É uma doença crônica, ou seja, não tem cura definitiva, mas temos como mantê-lo sob controle e clarear bastante a pele através de medidas preventivas e de tratamentos tópicos, orais e procedimentos feitos em consultório.

A radiação solar é a principal responsável pela piora do melasma, porém fatores hormonais, como uso de anticoncepcional e gravidez, também podem contribuir. Outro fator de piora é a exposição a fontes de calor em geral, como secadores de cabelo ou vapor.

A maior prevenção para o melasma é a fotoproteção, que deve ser realizada diariamente, mesmo em dias nublados ou chuvosos. Deve-se usar protetores solares, preferencialmente com cor de base e FPS igual ou maior que 50, e reaplicar a cada 2-3h. Recomenda-se também usar chapéus e roupas com proteção UV.

Com a chegada do outono, o clima se torna mais favorável para associarmos procedimentos para potencializar o tratamento do melasma, como peelings, MMP e lasers. O ideal é que o tratamento seja mantido durante o ano todo.

Dra. Ana Clara Gama

Compartilhe:

Marcar consulta Whatsapp
Rolar para cima