Nutrição Clinica

Nutrição

Nutrição Clinica

A nutrição clínica é a área da Nutrição que atua no combate e na prevenção do surgimento de doenças e, de forma terapêutica, no controle das doenças crônicas por meio de um plano focado em uma alimentação adequada e individualizada.

Saiba como a Nutrição pode auxiliar em algumas comorbidades:

Primeiro, vamos entender um pouquinho mais sobre a doença.

Existem alguns tipos diferentes de diabetes:

A Diabetes tipo 1 é aquela que a pessoa descobre a doença nos primeiros anos de vida, sendo necessária a aplicação de insulina como tratamento medicamentoso. A Diabetes tipo 2 é desenvolvida ao longo da vida e está relacionada à carga genética e maus hábitos alimentares e estilo de vida. A Diabetes gestacional é desenvolvida durante a gestação e, na maioria das vezes, deixa de existir após o parto. Existe também a pré-Diabetes, que é o estágio em que as pessoas começam a apresentar uma resistência ao funcionamento ou secreção da insulina, hormônio que coloca o açúcar no sangue para ser utilizado.

Estudos têm demonstrado que a terapia nutricional é fundamental na prevenção, tratamento e gerenciamento de todos os tipos de Diabetes.

Hipertensão

Evidências científicas indicam que modificações na ingestão alimentar podem auxiliar tanto na prevenção quanto no tratamento da hipertensão arterial. As principais alterações dietéticas recomendadas para reduzir a pressão arterial incluem não só redução na ingestão de sódio, mas também perda ponderal (entre os indivíduos com sobrepeso ou obesidade) e adoção de um padrão alimentar saudável.

Obesidade e Sobrepeso

Com tratamento nutricional adequado, conseguimos transformar os hábitos alimentares, contribuindo para uma perda de peso sadia e diminuição dos riscos de doenças associadas, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Cirurgia Bariátrica

À Nutrição cabe um papel fundamental nos períodos pré e pós-operatórios, pois garantirá a reeducação alimentar, a perda de peso, sem risco de deficiências nutricionais, mantendo o paciente saudável durante todo processo.