Pular para o conteúdo
Marcar consulta

Marcar consulta

Diabetes

Especialidades

Endocrinologia

Diabetes

Diabetes

A diabetes é caracterizada pelos altos níveis de glicose no sangue (hiperglicemia) e pode ocorrer ou pela insuficiência de insulina, ou pela total ausência dela. A insulina reduz a glicemia e permite que o açúcar seja usado como fonte de energia. Portanto, havendo a falta da insulina, haverá um aumento na glicose e isso se transformará na diabetes.

Pré-diabetes

A pré-diabetes só existe no caso do tipo 2 e caracteriza-se por pessoas que têm predisposição à doença e já apresenta taxas alteradas.

Diabetes tipo 1

Na diabetes tipo 1, o pâncreas não produz insulina o suficiente e o sistema imunológico faz com que os anticorpos ataquem as células produtoras desse hormônio.

Diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 é caracterizado pela diminuição da secreção de insulina, em que o organismo não produz suficientemente ou, ainda, adequadamente. Caso não seja rapidamente diagnosticada, os efeitos causados podem se agravar. A diabetes tipo 2 pode ser controlada com atividades físicas e reeducação alimentar, dependendo da gravidade.

Diabetes gestacional

É o aumento nos níveis de glicose no sangue durante a gestação e a resistência à ação da insulina. Esse quadro pode aparecer após a gestação e pode persistir.

A ocorrência da diabetes também está ligada a fatores como a hipertensão e excesso de peso. É importante conhecer o tipo de doença para tratar da forma correta. A MealthClinic conta com profissionais capacitados para lhe atender. Conheça a clínica!